O pregão presencial é uma modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
Da mesma forma que no pregão eletrônico, tem como regra a inversão das fases: primeiro se abre as propostas comerciais e depois a documentação.
Essa modalidade de licitação foi instituída pela Lei nº 10.520/2002, regulamentada pelo decreto nº 3.555/2000 e veio para simplificar os procedimentos já existentes, diminuindo a burocracia dos processos.
O Pregão Presencial é realizado em lances sucessivos e decrescentes, no chamado “quem oferta a menor proposta”.
As regras desse tipo de modalidade de licitação são relativamente simples, mas assim como no pregão eletrônico, muitas empresas cometem erros que prejudicam os resultados da licitação.
Hoje vamos falar sobre 4 erros comuns em pregões presenciais. Vamos lá!
O edital é o documento mais importante de uma licitação e dar pouca atenção a ele ou deixar de lê-lo é um erro enorme, mas muito comum. No edital contém todas as informações sobre a licitação, como data, local, horário de abertura, objeto, condições e documentação necessária para participar.
A abertura da sessão pelo pregoeiro acontecerá no dia, horário e local estabelecidos no Edital de Licitação, sempre em ato público.
É inaceitável chegar atrasado nas sessões de abertura de um certame. Se você chegar atrasado será automaticamente excluído da disputa.
O Endereço completo, meios de comunicação você encontra no Edital de Licitação, lembre-se de checar o endereço (sala, auditório) e verificar se o Edital de Licitação não foi impugnado ou alterado, assim você não perde tempo ao se deslocar para o certame.
Chegue pelo menos 01 (um) hora antes do horário de início da sessão pública. Se o Pregão Presencial acontece em outra cidade, chegue um dia antes na cidade que ocorrerá o Pregão presencial.
A rapidez do pregão presencial exige que a empresa tenha um cuidado extra, pois não haverá tempo hábil para correções de última hora. Por esse motivo, procure deixar sua proposta comercial de licitação e os documentos de habilitação prontos com pelo menos um dia de antecedência a data da licitação. Documentos vencidos, rasurados ou adulterados não serão aceitos.
Em um pregão presencial, a capacidade de negociação do participante é muito importante, a administração pública irá contratar a proposta mais vantajosa no final do processo, por isso, é fundamental que se faça uma análise dos concorrentes para saber negociar com mais eficiência e fechar um contrato satisfatório para ambas as partes.
Após a abertura da sessão pelo Pregoeiro, não serão admitidos novos proponentes.
Será iniciado com a identificação e o credenciamento de 01 (um) representante por empresa, que deverá apresentar:
Pronto! Agora que você sabe todos os erros que se deve evitar e todos os passos de um pregão presencial, fique de olho em nosso portal e não perca nenhum processo licitatório.
Até o próximo artigo!