Como vencer licitações no portal Compras Governamentais e Licitações-e
24 de janeiro de 2019

Como vencer licitações no portal Compras Governamentais e Licitações-e

Participar de licitações pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Os detalhes e processos podem confundir até mesmo quem já teve experiência com esse tipo de ação.

Porém, existem alguns métodos que permitem que você consiga vencer as licitações de maneira segura e sem o risco de ter algum problema. Para começar, você deve saber que o portal ComprasNet, também conhecido como Compras Governamentais, é o meio utilizado para que o governo federal possa divulgar os editais de compra assim como realiza as disputas de cotações e pregões eletrônicos.

Passo a passo para vencer licitações

Agora que você já sabe onde deve fazer toda a operação, chegou a hora de saber como participar das licitações e vencê-las sem problemas.

*1 – Acesse o portal de compras do Governo, o COMPRAS GOVERNAMENTAIS. É através deste portal que você terá acesso. É importante fazer o seu cadastro com toda a calma para não errar no preenchimento.

Quando você se inscreve como fornecedor, deve cadastrar a sua empresa como fornecedora do governo. Isso significa que deverá inscrever o negócio no SICAF por meio de um formulário online mesmo. Lembrando que todo o cadastro é gratuito.

*2 – Após passar por todo esse cadastro, acesse com o seu login e senha para participar das licitações. Se familiarize com o ambiente virtual e comece a procurar os editais, especialmente os que possuem serviços e produtos que tenham a ver com o seu tipo de comércio. Inclusive, com o sistema da Licit Mais Brasil, você tem acesso a todas licitações de acordo com suas atividades e estados de atuação. Basta escolher um plano adequado de acordo com o perfil de sua empresa. PODE ESTAR CADASTRANDO AQUI e você receberá Avisos de Licitações diariamente onde poderá ter acesso de qualquer lugar.

É possível consultar milhares de editais publicados diariamente pelo Governo e sempre surgem mais licitações. No final do edital, você poderá encontrar informações importantes como a data limite para enviar a sua proposta. Geralmente há um prazo mínimo de 8 dias entre a publicação do edital e a fase de abertura das propostas.

*3 Após você definir a licitação da qual participará, envie a proposta. Faça o login no ComprasNet, indique a licitação que deseja participar e os itens interessados. Lembrando que não é necessário participar de todos os itens da licitação, apenas o que você considere relevante. Porém, caso o item pertença a um grupo, você não poderá participar apenas com itens.

Informe cada item, a marca, descrição, modelo e fabricante daquele determinado produto. Indique ainda o valor unitário, ressaltando sempre que este preço estará no pregão. Ainda que não seja o valor mínimo, este preço inicial pode render uma margem interessante de lucro. E sempre deixe a descrição do produto semelhante ao do edital. A diferença pode desclassificar alguns fornecedores ao longo do pregão.

*4 – Assim que começa disputa de lances, o primeiro sempre é automático e é no caso o valor inicial. É possível acompanhar o valor oferecido por você e pelo concorrente. É interessante que você saiba:

– Cada item fica aberto por um período para lances, podendo passar pelas fases de aberto, iminência e aleatório.

*5 – Agora que você arrematou um item, o produto passa por uma análise e, se aceito, o pregoeiro pedirá uma proposta comercial via chat. Esta proposta deve ter os dados cadastrais da empresa, a assinatura do representante legal da empresa, a descrição dos produtos, assim como a proposta digitalizada e anexada ao sistema de ComprasNet. Podem ainda pedir os manuais e certidões da empresa.

Estando tudo certo, você deve aguardar o órgão comprador solicitar aquele item, fazendo ainda uma nota de avaliação. Entregue o produto apenas com posse dessa nota e envie a quantidade solicitada. Isto deve ser feito junto ao edital com a nota fiscal. O órgão irá conferir, emitir a nota de liquidação, que indica que a nota ainda será paga.

Como fazer a melhor escolha de licitação?

Sempre analise os editais de acordo com o seu negócio. Assim é mais fácil não errar. Além disso, confira todas as informações contidas no documento e tenha atenção em cada etapa. Isso evita problemas ao longo do caminho.

Passo a passo para vencer licitações no Licitações-e

*1 Cadastre-se no sistema. Apenas quem está formalizado pode participar das licitações. Nesse caso podem participar:

-setor público

-Fornecedor do Governo

-Qualquer pessoa

*2 Defina o tipo de serviço que você deseja realizar. Pode ser pregão Eletrônico, Dispensa de Licitação ou Convite.

*3 Inclua a compra no sistema. O mesmo pode ter acesso ao edital de compra no sistema e assim nomear o pregoeiro responsável por conduzir a licitação.

*4 Faça ofertas, lances e contra-ofertas dentro do prazo estipulado no prazo. Funciona basicamente como o processo de Compras Governamentais.

*5 Após o fechamento do prazo, a disputa é encerrada e as condições de pagamento são estabelecidas. Lembrando que todo o processo de transferência é de responsabilidade do comprador e do fornecedor.

E se você quer receber Avisos de Licitações de maneira prática e fácil, sugerimos ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO para sua empresa através da Licit Mais Brasil.