Existem diversas razões para qualquer empresa pensar em fechar negócios com o Governo. Estabilidade, garantias e transparência são os pontos fundamentais para compreender os benefícios de participar de licitações.
Quando falamos em licitações, logo pensamos em grandes empresas de exposição nacional ou até mesmo internacional. No entanto, com base nisso, o governo Brasileiro adotou medidas para garantir a igualdade e uma disputa justa entre empresas de todos os portes nesse processo.
Dessa maneira, criamos uma lista com 7 vantagens de participar de licitações e por que a sua empresa deveria fazer isso. Confira!
Imagine a seguinte situação. A assembleia legislativa do seu estado precisa comprar computadores novos. Os que estão na casa já são muito antigos e não garantem a agilidade que o serviço público exige.
Dentro da assembleia há parlamentares com contatos poderosos na indústria nacional desse tipo de produto, ou até mesmo de outros países. É simples!
Porém, não é bem assim. Para prevenir fraudes na compra de bens para o serviço público, com o dinheiro dos contribuintes, surgiu a Lei das Licitações.
Licitação é um caminho legal para empresas fornecerem serviços à esfera pública de acordo com regras muito claras e transparentes. São feitas de maneira pública, de modo que o cidadão pode acompanhar todo o processo para garantir a idoneidade.
Com princípios técnicos, empresas de todos os portes podem apresentar as suas propostas, e até mesmo as menores têm chance de conseguir contratos se demonstrarem qualidade e boa oferta em seus produtos ou serviços.
Licitações não são uma exclusividade do setor público. Empresas privadas também podem optar por esse tipo de contratação. Não estão sujeitas às regras da Lei das Licitações, mas grande parte opta por seguir.
Para você já ir acompanhado as licitações que estão acontecendo agora, pode ir solicitando um teste grátis na Licit Mais Brasil.
Uma licitação bem executada respeita os princípios da administração pública.
Esses pilares norteiam a administração pública e todos os seus processos. Em uma licitação, a primeira etapa é a publicação de edital. Os editais podem ser compreendidos como contratos. Neles estão todas as exigências legais para o negócio ser fechado, assim como os critérios para a sua aprovação. Quem se enquadra em todos eles, pode seguir para as próximas fases.
Após essa preliminar, há três passos básicos chamados de proposta, habilitação e conclusão. A proposta é um lance propriamente dito, em que a empresa apresenta os serviços ofertados e o seu valor. Se aprovado, passa por habilitação, onde todos os documentos são auditados para garantir a veracidade das informações. Por fim, conclusão. O contrato é assinado e os serviços começam a ser prestados.
Há uma série de benefícios de participar de licitações. O poder público é muito mais previsível que o setor privado, uma vez que é regido por burocracias. Além disso, há segurança, garantias e transparência.
Para vencer uma licitação, qualquer empresa está em pé de igualdade. Não é necessário investir em marketing, muito menos convencer os clientes. A licitação é um processo técnico e jurídico.
O estado, por lei, deve ser muito claro em suas exigências. Dessa maneira a empresa, antes mesmo de entrar no processo, pode ler o edital com calma e avaliar se esse é um bom negócio, e se é possível preencher todos os requisitos formais.
O maior problema para qualquer empresa é a inadimplência. Quando um consumidor deixa de pagar, o furo no caixa pode se tornar uma grande dor de cabeça para o negócio. Porém, com uma licitação esse cenário é muito improvável.
O governo é considerado o melhor pagador de títulos públicos, uma vez que é ele é obrigado a seguir regras fiscais rígidas. Além disso, em um cenário de crise e pânico, ainda é ele quem detém a máquina de fazer dinheiro!
Ainda, no próprio edital, é obrigatória a existência de uma cláusula de “dotação orçamentária”, onde indica o montante provisionado para o pagamento do contrato.
Quando falamos em empresas privadas, os prazos são um diferencial competitivo, porém, podem ser muito flexíveis de acordo com as necessidades. No entanto, com o rigor da lei, é necessário que os prazos sejam seguidos à risca para garantir o sucesso da negociação.
O que pode parecer uma amarra à empresa, na verdade é um benefício. Com um prazo claro, é possível fazer um planejamento eficiente, e acompanhar de perto para garantir o bom uso de recursos e a eficiência.
Ao ganhar uma licitação a sua empresa ganha mais uma camada de autoridade extremamente relevante. Ela é parceira do governo.
Apesar de o processo não ser tão difícil quanto parece, quem ganha licitações acaba recebendo mais credibilidade pelos seus serviços. Uma vez que ambas as partes devem respeitar os princípios da administração pública, a empresa privada acaba absorvendo e transmitindo integridade nos processos.
Micro e pequenas empresas podem se sentir intimidadas ao participar de licitações, uma vez que as médias e grandes possuem infraestrutura para oferecer mais produtos e serviços por um valor menor.
Porém, a legislação brasileira fornece mecanismos para garantir a igualdade na competição. Por exemplo, em uma situação de empate entre uma grande e uma microempresa, vence a microempresa.
O processo licitatório sempre vai favorecer empresas físicas em detrimento das digitais. Dessa maneira, o mercado de licitações se torna um pouco mais ameno, com competição reduzida.
Porém, isso não significa que você está restrito às licitações regionais. Através do pregão online é possível participar de processos de outras cidades e até de outros estados.
As licitações normalmente envolvem um alto valor em dinheiro. São serviços mais complexos, ou até mesmo distribuídos para um maior número de pessoas ou unidades de trabalho. Por exemplo, uma empresa de cadeiras vai mobiliar todo o prédio, não apenas uma sala.
As licitações são um mercado à parte para as empresas privadas, e podem trazer um retorno considerável. O Governo compra em média 70 bilhões de reais por ano. Toda empresa regular pode vender para o Governo, portanto, não tem motivos para ficar de fora.
Gostou deste conteúdo? Reservamos um presente especial! Acesse a nossa página para uma demonstração gratuita dos nossos serviços para que a sua empresa domine o conceito e passe a ganhar muito dinheiro trabalhando lado a lado com o melhor pagador do Brasil, o próprio Governo.
Guilherme Pereira – CEO da Licit Mais Brasil