Contratações e aquisições da Administração Pública Brasileira são precedidas de licitações e, para a realização desses processos, é necessária uma pesquisa de mercado, levando em consideração os preços e o valor médio para aquela contratação ou aquisição.
A licitação é um instrumento da Administração Pública para incentivar a livre concorrência, garantindo obter um serviço de qualidade pelo melhor preço e, portanto, uma empresa que deseje participar do certame e ter vantagem competitiva, precisa conhecer bem o mercado e seus concorrentes.
A Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, dentre outras providências, assegura o princípio constitucional de isonomia, para que a Administração obtenha a proposta mais vantajosa.
A análise de mercado, portanto, tem uma enorme importância estratégica na hora de elaborar uma proposta vantajosa.
E, como cada vez mais empresas querem participar desse mercado, dado o fato de que sempre há contratos sendo realizados, o que possibilita oportunidades de negócio, realizar uma análise da concorrência permite identificar pontos fortes e fracos dessas organizações e fortalecer internamente a própria organização.
Para se ter uma ideia, mesmo com o impacto da crise provocada pela pandemia de COVID-19, em 2020, de acordo com o Portal da Transparência foram movimentados R$ 33,31 bilhões em mais de 82 mil contratações e isso apenas considerando o nível federal.
Afinal, mesmo quando há cortes de custos, o governo ainda precisa realizar contratações para continuar funcionando.
Por que fazer análise de mercado?
Como vimos, as licitações oferecem, sim, boas oportunidades de negócio, porém, antes de tudo, é preciso saber quanto a participação em um processo licitatório pode gerar um retorno real para a sua empresa.
Licitações, conforme legislação, obedecem à sequência: 1) projeto básico; 2) projeto executivo; e 3) execução das obras e serviços.
Dentre as exigências para que uma obra ou serviço seja licitada, está a necessidade de um projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para o exame dos interessados e um orçamento detalhado com custos unitários.
Por isso, se sua empresa deseja participar de uma licitação, antes de tudo, é preciso saber tomar decisões baseadas em dados. Não adianta participar de um processo licitatório para, no final, não obter lucro, não é mesmo?
O projeto básico de uma licitação determina o conjunto de elementos necessários e suficiente para realização da obra ou serviço, com um estudo de viabilidade adequado e a devida estimativa de custo da obra, além de métodos e prazo de execução.
Já o projeto executivo terá os elementos necessários e suficientes à execução completa da obra com as normas pertinentes da ABNT.
Portanto, ao participar de uma licitação, o sucesso depende de manter-se bem informado quanto ao mercado, conhecendo os fornecedores, concorrentes e órgãos licitantes.
Nesse sentido a Licit Mais Brasil acompanha milhares de licitações diariamente, fornecendo as informações de acordo com suas atividades e estados de atuação em tempo real através de Gerenciador de Licitações, Aplicativo Premium e e-mail. Inclusive pela própria plataforma, você consegue realizar uma Pesquisa Avançada para Análise de Mercado e de Concorrentes.
Com o entendimento sobre como está o mercado, é possível acompanhar resultados de processos licitatórios que ocorreram anteriormente no seu setor, verificando o que o governo mais compra para então focar onde for mais vantajoso para o seu negócio.
Outra questão a se considerar é o tempo que cada órgão leva para efetuar o pagamento de cada contrato, o que pode indicar onde há as melhores oportunidades de disputa de contrato.
Assim, quando abrir um certame, você terá em mãos as informações de que precisa para decidir participar ou não, considerando a instituição pagadora, os preços, prazos, fornecedores e compradores.
Ou seja, a análise de mercado constitui um aumento nas chances de sucesso ao permitir reconhecer as melhores oportunidades.
Por que fazer análise da concorrência?
Muitos gestores se perguntam por que realizar uma análise de concorrência quando há tanto para se fazer internamente na organização.
Porém, a análise da concorrência permite criar estratégias capazes de aumentar o número de contratos, o faturamento e posicionar a marca no setor.
Muitas vezes, já na análise de mercado surgem determinadas organizações com quem o governo têm maior tendência em fechar contratos.
Portanto, com essa análise em mãos, é possível identificar seus pontos fortes e fracos, quais são os processos e boas práticas adotados e, aí sim, o que pode ser feito internamente em sua organização para aumentar a competitividade em face da concorrência.
Na etapa de habilitação, as licitações exigem dos interessados a documentação relativa a habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista e o cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal.
Uma análise de concorrência permite identificar as empresas habilitadas. A verificação de contratos públicos anteriores pode ajudar a determinar uma média de seus preços e verificar como cobri-los, dentre outras questões.
É possível também encontrar, através dos concorrentes, fornecedores, investidores e outras oportunidades.
A análise da concorrência constitui, inclusive, parte importante da análise SWOT, pois seus concorrentes podem ser ou não ameaças para seus resultados.
No entanto, claro que as decisões não devem ser embasadas apenas na concorrência, mas também nos outros pontos, como oferta, preços, fornecedores, índices sazonais, entre outras questões.
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