Participar de licitações é uma ótima estratégias para empresas que, assim, têm a oportunidade de fechar contratos grandes e duradouros nas esferas governamentais. Mas justamente pelo fato de serem negócios muito promissores, a concorrência também é significativa. Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis para colocar em prática e alcançar resultados melhores ao participar de licitações. Confira e anote!
Para participar de qualquer processo licitatório, é indispensável que a sua empresa esteja com toda a documentação regularizada e em dia. Entre os documentos que podem comprovar oficialmente a regularidade fiscal, estão: a certidão negativa de débito, inscrição do CNPJ no Ministério da Fazenda, a Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais e outros.
Portanto, a empresa deve manter todos esses documentos bem organizados e atualizados.
Além desses documentos que atestam a regularidade, a empresa também precisa ser capaz de comprovar que tem capacidade técnica e financeira para assumir o trabalho vinculado ao contrato. Por isso, ao participar de uma licitação, provavelmente será necessário apresentar uma declaração que confirme que a empresa é tecnicamente apta a exercer aquela função. Inclusive, temos um artigo ensinando como conseguir esse ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA. Também será preciso entregar um relatório do balanço patrimonial e demonstrações contábeis que certifiquem a saúde financeira da empresa.
Antes de se inscrever, vale a pena dedicar um tempo analisando cuidadosamente o edital, pois ali estão informações muito preciosas, como por exemplo, os prazos contratuais e multas caso não sejam cumpridos; requisitos que a empresa precisa atender para poder participar; a documentação requerida; a formação que o responsável técnico precisa ter e todas as outras condições impostas pelo contratante.
Ao ler o contrato com atenção, você já saberá se a sua empresa tem condições de atender àquela demanda ou não.
Além disso, outra dica importante é conhecer da forma mais aprofundada possível a lei que rege as licitações em todo o Brasil, a Lei 8.666 de 1993. Assim, a empresa também saberá como proceder para que tudo ocorra dentro da legalidade.
Estudar o mercado do qual o seu negócio faz parte e os concorrentes que podem participar das mesmas licitações é a melhor forma de conquistar vantagem competitiva. Você pode averiguar como se destacar perante a essa concorrência, quais diferenciais podem ser oferecidos que sejam interessantes para o contratante. Inclusive, juntamente com novos Avisos de Licitações que enviamos diariamente para nossos clientes, todos também recebem milhares de Avisos de Resultados de Licitações na qual contam todos os relatórios de todas licitações realizadas em seu segmento. Basta solicitar uma demonstração desse serviço por 10 DIAS GRÁTIS E SEM COMPROMISSO.
Vamos ajudar a sua empresa a obter um maior índice de sucesso em licitações! Conheça todos os recursos e ferramentas do nosso serviço e teste para verificar na prática como eles podem facilitar a conquista de contratos licitatórios.
Essa é uma das principais dicas e uma das mais importantes: a sua empresa pode perder um grande contrato se não estiver monitorando os editais de licitação que são publicados constantemente. Porém, com tantos compromissos no dia a dia, nem sempre é possível acompanhar essas oportunidades e é por isso que a Licit Mais Brasil será a sua aliada nessa busca diária para encontrar as melhores oportunidades para sua empresa.
Nós mapeamos as licitações que são abertas acompanhando diariamente diversos canais de comunicação oficiais do governo. Enviamos aos nossos clientes AVISOS DE LICITAÇÕES e outros materiais para que eles definam quais oportunidades podem ser mais promissoras. Entre em contato conosco para saber mais e testar nosso serviço gratuitamente.